23 de jul. de 2010

PROJETO “EDUCAR PARA AS RELAÇÕES DE PAZ E BEM”



O Colégio São José acredita que todas as crianças e adolescentes têm o direito de estudar em uma escola onde, além de um bom aprendizado, possam conviver em um ambiente sadio, no qual exista amizade, solidariedade e respeito às características pessoais de cada um.

Com o objetivo de promover um clima de convivência harmoniosa, estabelecer vínculos de empatia e tolerância às diferenças individuais, fatores determinantes para a qualidade do processo ensino-aprendizagem, foi implantado o Projeto “Educar para as Relações de Paz e Bem”.

Levando em consideração os princípios franciscanos de inclusão, partilha, acolhida, respeito, escuta e cuidado, são desenvolvidas, ao longo do ano, uma série de atividades, tais como: sensibilização sobre o tema através de vídeos/slides, leitura de artigos e livros; pesquisas nas turmas e elaboração de diversas formas de campanhas anti-bullying, contribuindo para a formação de sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

Escola Mãe Admirável contra o Bullying e Cyberbullying


A Escola de Educação Básica Mãe Admirável desenvolve o Projeto Conviver, voltado para o cultivo de relações saudáveis entre os alunos e utilização ética das tecnologias de informação e comunicação.

O projeto oportuniza um espaço para esclarecimento e diálogo, visando possibilitar que toda comunidade educativa possa ser orientada sobre o cenário e as implicações legais referentes aos temas “bullying” e “cyberbullying”, sensibilizando para uma convivência mais pacífica.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, está a criação de cartazes que promovem a reflexão sobre a qualidade das relações entre os jovens e crianças na escola ou na rede. Os cartazes foram criados pelos alunos e organizados em painéis pela escola, na Semana da Amizade, durante o mês de julho.

Outras atividades envolveram palestras sobre o tema para toda a comunidade educativa, divulgação de reportagens, entre outras ações.

A professora Zilah Mariani (SOE), responsável pelo projeto, juntamente com a Direção da Escola, pretende dar continuidade ao trabalho, trazendo especialistas da área do Direito a fim de oferecer esclarecimentos à comunidade escolar acerca das implicações legais e penalidades relacionadas ao bullying ou cyberbullying.

“O projeto, além de atentar para um tema extremamente importante, promove a interdisciplinaridade. Nas atividades que já desenvolvemos, várias disciplinas e professores estiveram incluídos como Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso e Informática” – explica Zilah.

20 de jul. de 2010

Cyberbullying no Fantástico

No domingo passado, dia 18 de julho o programa Fantástico (Rede Globo) exibiu uma matéria sobre cyberbullying incluindo um caso da cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul. A matéria apresenta, também casos que foram parar nos tribuinais.

Confira a matéria na íntegra.

13 de jul. de 2010

Altas Horas contra o Bullying

Serginho Groisman é o porta-voz da campanha da Rede Globo contra o Bullying. No programa Altas Horas tem entrevistado crianças e adolescentes vítimas desta violência. No último dia 10/07 foi apresentado um caso de Bullying de uma escola do ensino privado gaúcho.



Clique aqui para ver a entrevista completa.