26 de set. de 2012

A violência escolar (bullying) e seu contexto, por Luiz Flávio Gomes*

Eric Debarbieux e Catherine Blaya, no livro Agresividad injustificada, bullying y violência escolar (Ortega: 2010, coordenadora), ao abordarem o tema “sociologia e violência escolar: um enfoque contextual” (Debarbieu e Blaya: 2010, p. 355 e ss.), concluíram que a violência escolar e o bullying não podem ser enfocados fora da perspectiva contextual e sociológica, sublinhando que os fenômenos violentos necessariamente estão ligados aos seus contextos político, social, comunitário, moral e educativo.

Clique aqui para acessar o artigo completo!

19 de set. de 2012

O fenômeno bullying e as suas consequências psicológicas, por Cleodelice Aparecida Zonato Fante*

O bullying é um conceito específico e muito bem definido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência. Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a propriedade de causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. Possui ainda a propriedade de ser reconhecido em vários outros contextos, além do escolar: nas famílias, nas forças armadas, nos locais de trabalho (denominado de assédio moral), nos asilos de idosos, nas prisões, nos condomínios residenciais, enfim onde existem relações interpessoais.

Acesse aqui e confira o artigo completo!

12 de set. de 2012

Pesquisadores criam ferramenta para identificar bullying no Twitter

Preocupado com a atividade que utiliza a web para agredir ou perseguir pessoas, por meio de difamações nas redes sociais, criação de perfis falsos, entre outros, um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin (Estados Unidos) desenvolveu um projeto para detectar o cyberbullying no Twitter, de forma automática.

Clique aqui e confira a matéria completa!