30 de jan. de 2013

Cyberbullying: a violência virtual

Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender


23 de jan. de 2013

A gestão escolar e a mediação dos conflitos na escola, por Jacir J. Venturi*

Minha experiência de 41 anos dentro de escolas públicas e privadas, em todos os níveis, indica que cerca de 15% da comunidade de alunos, pais, professores e funcionários é capaz de comprometer a administração escolar e o precioso tempo dos gestores. É onde está o ninho da serpente, fonte precípua dos conflitos e aborrecimentos.

Confira aqui o artigo completo!

16 de jan. de 2013

Os lobos e o bullying no mundo virtual, por Claudio Paris*

Com o advento da internet e a recente popularização dos computadores pessoais e smartphones, o mundo físico (off-line ou desconectado) em que lobos são lobos, cordeiros são cordeiros, dá lugar ao mundo virtual (on-line ou conectado), criado pela tecnologia e inovações digitais.

Clique aqui e confira matéria completa!

9 de jan. de 2013

Escolas também são responsáveis por bullying

Uma escola do Rio de Janeiro foi condenada judicialmente a pagar R$ 35 mil, no ano passado, por danos morais à família de uma ex-aluna vítima de bullying, por agressões que ocorreram em 2003. O episódio não é um caso isolado no Brasil. Já existe uma jurisprudência crescente no sentido de responsabilizar tanto a instituição de ensino quanto a família do agressor, menor de idade, por não ter tomado medidas suficientes para evitar ou lidar com o problema. Diante desse cenário, as escolas não têm mais como ignorar o bullying.

Clique aqui e confira a matéria completa!

2 de jan. de 2013

Livro dá dicas para lidar com o bullying

Nada de brigas ou discussões. Joel Haber, autor de Seu Filho x Bullying, alerta que a maneira mais eficiente de interromper agressões é manter a calma e agir racionalmente.

Clique aqui e confira a matéria completa!