25 de jun. de 2010

Semana da Amizade dá ênfase a valores e aspectos positivos da boa convivência


Uma forma positiva de dizer não ao Bullying e a outros atos de violência, a Semana da Amizade, desenvolvida pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Concórdia de Porto Alegre, de 14 a 21 de junho, realizou junto aos alunos diversas atividades voltadas para a promoção de valores e ações positivas, fundamentais para a boa convivência.

Além de um encontro para debater o Bullying, durante a Semana da Amizade os alunos puderam assistir a filmes e peças teatrais, com direito a debates e encontros com escritores; reflexões em sala de aula sobre respeito e amizade; apresentação de bandas e a Corrente do Bem, no encerramento da Semana, onde cada elo confeccionado pelos alunos correspondeu a uma boa ação.

“Fizemos questão de enfatizar aquilo que deve ser feito, atos corretos que nos levem a promover o bem, ao contrário de apenas mostrar o negativo”, destaca o professor Hélio Alabarse, orientador educacional do Concórdia.

A Semana da Amizade do Colégio Concórdia foi direcionada para os alunos de 5ª a 8ª série ao Ensino Médio e deverá acontecer novamente no segundo semestre, com programação específica para os alunos das séries iniciais.

Segundo o professor Hélio, a ideia é dar continuidade ao trabalho, tendo em vista a responsabilidade que a Escola tem em trabalhar valores e aspectos positivos que contribuam na formação de seus alunos.

Encontro para debater o BULLYING

Um dos destaques da programação da Semana da Amizade, desenvolvida pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Concórdia – SOE, o encontro para debater o BULLYING, realizado na noite do dia 15 de junho, no Ginásio de Esportes do Concórdia, contou com a presença de qualificados profissionais, ligados ao combate, à prevenção ou a punição do crime.
Juntos na mesa, o vereador Mauro Zacher, autor da lei Antibullying; o advogado Marcelo Félix Oronoz, coordenador jurídico do escritório Gianelli Martins Advogados; a psicóloga Mari Gleide Maccari Soares, autora do livro Violência? Privação de Amor; a Dra. Rosângela Carvalho Menezes, Juíza de Direito, e Rodrigo Farias dos Reis, Conselheiro Tutelar da Microregião I, debateram e responderam às perguntas do público presente.

O BULLYING, tipo de violência física e emocional, repetitiva, que se manifesta de diversas maneiras e nos mais diferentes ambientes, tem se tornado nos últimos tempos um pesadelo em muitas escolas.

Unânimes, os debatedores enfatizaram a importância das instituições Família e Escola estarem atentas e bem informadas sobre o que fazer e como fazer, para detectar, combater ou prevenir o problema.

“O Bullying é muito mais sério do que uma simples briga, leva à depressão e ao suicídio, o corpo adoece”, alerta a psicóloga Mari Gleide, alertando pais e educadores que o problema pode começar ainda na Pré-escola.

“Os conceitos morais têm de vir de casa, e os pais podem ser condenados se negligenciarem, ressalta a juíza Rosângela, esclarecendo ainda que não existe lei para punir o BULLYING, mas, sim, para punir individualmente os atos praticados.

Para o vereador Mauro Zacher, programas antibullying, somados a uma postura comprometida com valores humanistas e ao envolvimento das famílias e da comunidade em geral, a exemplo do que já ocorre no Colégio Concórdia e em outras escolas, são fundamentais para a prevenção desse tipo de violência.

2 comentários:

  1. Quando vejo iniciativas de várias Escolas como esta do Colégio Concórdia em buscar maneiras de acabarmos com o Bullying que reparo mais diretamente desta grave situação social que acontece com os nossos jovens. Tanto faz situação social-econômica, o Bullying é uma PRAGA que deve ser urgentemente varrida de nossa Sociedade.
    Esta atividade ocorrida no Colégio Concórdia deveria ter sido ou filmada(foi?), ou passada ao vivo por rádio, ou TV(TVCOM por exemplo).
    Por sinal, no SITE do Colégio é possível termos acesso aos temas do Encontro realizado no Ginásio dia 15 de junho? Dei uma olhada rápida, e apenas li as informações sobre as Atividades.
    De qualquer maneira PARABÉNS a todos do Colégio Concórdia.
    Prof. Paulo Alexandre
    pauloalex61@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Paulo, por acompanhar nosso trabalho!
    No site do Colégio, nas notícias, publicamos matéria mais completa sobre o evento do dia 15 de junho. De qualquer modo, se quiseres participar dos próximos, normalmente estes são abertos à comunidade em geral e ficaríamos honrados com tua presença. Abraço

    ResponderExcluir