14 de jun. de 2010

Colégio Coração de Maria 'De Coração' contra a violência psicológica

Diariamente somos bombardeados pela mídia com diversos casos de violência, fato que nos leva a refletir sobre os danos evidentes na sociedade de maneira geral. Dentro dessa lógica, é necessário perceber muitos acontecimentos que nos fazem pensar no contexto familiar e nas possíveis relações afetivas desenvolvidas de maneira desestruturada e, por conseqüência, na deterioração de um referencial de civilidade. Diante de todo esse panorama social violento, frequente e real, o Colégio Coração de Maria de Esteio se posiciona a partir da percepção da origem do fato e divulgação de seus impactos, para, assim, desenvolver ações que busquem a ordem social e o resgate da sociedade dessa alienação instalada.

Fundamentada nos valores Verzerianos, a proposta do Serviço de Psicologia da Instituição há muito tempo vem trabalhando com práticas que promovam a saúde no contexto escolar. Dentro dessa linha, ao longo dos anos a escola realiza ações que buscam fortalecer os potenciais dos alunos. Como exemplo, já em 2005 o CCM realizava junto aos alunos da 5ª série o projeto Bom Exemplo, que eram motivados a se transformar em bons exemplos em sala de aula. Trabalhado em uma turma que apresentava sérios problemas de relacionamento, como a formação de grupos isolados e rivalidades entre os colegas, o Projeto buscou resgatar valores como a caridade, a cordialidade nas relações, o respeito às diferenças, a justiça e a solidariedade, presentes na Filosofia Verzeriana.

As ações reforçavam a importância de se ter um comportamento exemplar. Semanalmente, era realizada a eleição do Bom Exemplo da Semana, através dos votos dos próprios colegas e também dos professores. Além disso, figuras importantes da comunidade foram trazidas para conversar com a turma sobre a importância de ser um bom exemplo. Foi realizado ainda um Cine Debate, onde os alunos assistiram e conversaram sobre o filme "A corrente do bem", de Mimi Leder. O projeto atuou em parceria com a campanha "Dê um bom exemplo, essa moda pega" do Governo Federal, e foi replicado também pelos participantes do CEDEGE - Centro de Desenvolvimento Gerencial de Estudantes, formado pelos líderes de turmas, que levaram a filosofia e as atividades propostas para o seu grupo de sala de aula.

Passados cinco anos, fomos conversar com alguns alunos que participaram do projeto. Os alunos Lucas Duarte e Rodrigo Schiffner hoje estão no 2º ano do Ensino Médio e nos contaram como o projeto mudou a turma e contribuiu para a sua formação pessoal.

"A turma era muito desunida, havia muita briga entre os colegas. Com o projeto, acabaram os grupinhos e a turma se tornou mais integrada", contou Rodrigo.

"Acho que o que eu levei para a vida do Projeto 'Bom Exemplo' é que vale a pena agir de maneira legal, que as coisas funcionam melhor quando todos se respeitam", falou o aluno Lucas.
Segundo a diretora do Colégio, Ir. Anair Segala, hoje a turma do 2º ano é elogiada pelos professores, graças ao trabalho que vem sendo construído desde aquela época.

2010 - De Coração contra o Bullying

A partir do histórico de combate a todo e qualquer tipo de violência, e atendendo à demanda social e familiar a respeito do tema, o Colégio Coração de Maria lança em 2010 o Projeto 'De Coração Contra o Bullying', que irá integrar toda a comunidade escolar. O objetivo é de promover uma cultura de aceitação à diversidade, de cultivo dos valores da nossa escola e de combate ao Bullying.

Dentro dessa temática existem ações de prevenção que serão realizadas ao longo da campanha, visando a sensibilização e adesão de todos os públicos de interesse, bem como a obtenção de resultados significativos. As ações serão realizadas em etapas, para obedecer ao bom andamento do projeto.

O primeiro passo foi um levantamento dos casos de Bullying na Escola, visando a obtenção de um parâmetro para posterior mensuração dos resultados. A seguir, partimos para a sensibilização junto aos professores, com a apresentação do vídeo da Campanha e a entrega das 'Pílulas anti Bullying', juntamente com um texto explicativo. A atividade ocorreu dia 08 de junho, e marcou o início oficial do Projeto. Posterior à sensibilização, será lançado o Programa "Eu faço a diferença contra o bullying", que visa estimular os funcionários e professores à percepção e condução correta de combate ao problema.

Estão planejadas, ainda, intervenções interdisciplinares em Psicologia, Religião e Filosofia, em um primeiro momento, com as turmas em sala de aula. A idéia é que, ao longo da campanha, a temática seja trabalhada nas diversas disciplinas do currículo. Dentre as ações de comunicação programadas para dar suporte à campanha, estão:

Vídeo de divulgação a ser postado em nosso site;
Jornal Mural no corredor do Colégio;
Informativo impresso com orientações a respeito de Bullying;
Envio de e-mail Marketing para toda a comunidade escolar;
Divulgação dos eventos da campanha nas ferramentas de comunicação do Colégio e mídia em geral.

A realização de um ciclo de palestras sobre o assunto, aberto à comunidade, também está entre as atividades agendadas, e contará com a participação de profissionais da área de psicologia, direito e sociologia. O objetivo é aproximar a comunidade esteiense da problemática a ser superada e, assim, reforçar os laços de relacionamento além dos portões da Instituição.

Todas as propostas listadas anteriormente constituem-se como recursos para a promoção de saúde dentro do universo escolar. Contudo, em função do compromisso que a Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus tem com a comunidade na qual estão inseridas, o objetivo maior é fazer com que essas ações constituam um projeto piloto, para posterior replicação nas escolas do município, criando assim, no Colégio, um núcleo Municipal de Combate ao Bullyng.

Dentro dessa visão, o Colégio Coração de Maria pretende, atuar na capacitação das Escolas Municipais e fornecendo toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das propostas. Afinal, somente trabalhando o combate à violência de forma integrada iremos construir uma sociedade mais justa e disposta a atuar com humanismo frente às diferenças.

3 comentários:

  1. O trabalho realizado, o esforço do Colégio Coração de Maria em querer ajudar outras Escolas é de fundamental importância, afinal o Bullyng não é restrito ao Colégio, mas sim a toda Sociedade.
    Como Prof. de Filosofia acredito que as notícias vinculadas em todos os meios de comunicação(incluindo muito a Internet)sobre todos os tipos de Violência também ajudam no que chamo criação do Bullyng, pois insconscientemente parece haver um tipo de "lavagem cerebral" em nossos jovens, fazendo que antecipadamente "se defendam", usando erronamente a violência contra o próximo. E aí a gravidade das ações violentas são contra a sua própria faixa etária.
    Também acredito que o CAOS das grandes cidades cooperam para a existência do Bullyng de certa forma, pois o estresse do dia-a-dia, a competição pela beleza( a Estética pesa muito na consciência dos jovens, pois está ligado ao amor, ao ser aceito pelo(a)outro(a)); por entrar numa Faculdade,ou pelo Mercado de Trabalho faz com que precocemente os jovens entrem numa "neurose" de destruir o seu próximo.
    Espero e torço queo Colégio Coração de Maria consiga em Esteio estender este Trabalho de Conscientização do Mal que é o Bullyng a outros Colégios, além claro a toda Sociedade(Câmara de Vereadores, Centros Culturais, Clubes,etc.).
    Um grande abraço e SUCESSO a todos.

    Prof. Paulo Alexandre
    pauloalex61@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oláa, sou uma aluna da 1ª serie do ensino medio, da cidade de Dom Pedrito/RS...
    Achei, sinceramente muito interessante e importante todo esse trabalho e projetos feitos por alunos professores e comunidade...
    Passei por aqui, procurando algo sobre bullying para um trabalho escolar, e me encantei com tudo feito por voces contra o BULLYING!!
    Quero deixar aqui os meus parabens, para todos alunos, professores, que realmente entraram em ação acreditando que cada um fazendo sua parte, conseguiremos mudar o mundo...aaaaa, por aqui as escolas tambem estao com bons projetos contra o bulying, inclusive a minhaa...
    Um abraço a todos, desejo muita sorte, confiança em Deus e tudo de bom!!

    OBS: Concerteza recomendarei aos amigos, professores e colegas, que venham ver o lindo trabalho que esta sendo feito por voces!!!

    ResponderExcluir
  3. Muriel Colégio Coração de Maria23 de junho de 2010 às 15:30

    Em nome do Colégio Coração de Maria, gostaria de agradecer o reconhecimento! Estamos muito felizes que a comunidade escolar vem aprovando nossas ações. Quem quiser acompanhar mais de perto o andamento do projeto, pode enviar um e-mail para comunicação@colegiocoracaodemaria.com.br, e receber as últimas notícias sobre as ações ocoridas na escola. Abraços!

    ResponderExcluir