O Serviço de Orientação Educacional do Ensino Médio do Colégio Farroupilha implementou uma série de atividades de caráter permanente sobre o bullying para conscientizar os alunos sobre este tipo de violência praticada nas escolas entre alunos e atualmente até contra professores.
As atividades desenvolvidas visam reforçar aspectos como o respeito às divergências e às singularidades, a valorização das potencialidades de cada um e a importância de tornar a escola um espaço prazeroso e de saudável convivência. A orientadora educacional do Farroupilha, Sumaia Curço, explica que só o reconhecimento, a identificação, a adoção e a aplicação de ações como estas coíbem a prática do bullying, contribuindo positivamente para a formação de uma cultura de não violência na Escola. “O assunto já vinha sendo abordado há alguns anos, mas agora entrou definitivamente para como pauta permanente da escola devido ao aumento da violência entre alunos nas instituições de ensino”, destaca Sumaia.
Nos meses de maio e junho, as turmas do 2º ano do Ensino Médio tiveram intensificadas as atividades sobre o tema. Durante uma manhã de integração na Sede Campestre da Escola, foi realizado um debate sobre o significado, as causas e as consequências do bullying. A partir dos materiais desenvolvidos pelos alunos nessa atividade, foram montados murais informativos com o tema.
O Colégio Farroupilha vem discutindo o tema em atividades desenvolvidas pelas professoras de idiomas, através da produção de filmes sobre o bullying; em produções textuais realizadas na disciplina de Redação; trabalhos de reflexão, pesquisa e apresentação oral na disciplina de Educação Física, em reuniões de sensibilização, integração e formação com alunos, professores, funcionários e estagiários. “Estando envolvidos nessas atividades, os estudantes serão preparados para a participação consciente e positiva nos grupos sociais dos quais participam, ajudando outros adolescentes a refletir, a criticar e a argumentar de forma saudável”, analisa a orientadora.
Parabéns ao Colégio Farroupilha por também buscar formas de combater ao Bullying. É preciso que em cada Colégio, em cada Escola aconteça eventos de esclarecimento e instrução aos jovens, professores e pais de como combatermos esta violência absurda.
ResponderExcluirProf. Paulo Alexandre
pauloalex61@hotmail.com