13 de mai. de 2010

Seja bem-vindo!

Diante do problema que muitos estudantes, famílias e escolas vêm enfrentando com o bullying, o SINEPE/RS criou este espaço para compartilhar experiências de sucesso contra este tipo de violência que se manifesta no ambiente escolar.

Escolas do ensino privado gaúcho, participem! Compartilhem conosco suas experiências, para que possam servir de exemplo as demais instituições!

4 comentários:

  1. Olá.
    Atualmente não estou lecionando por motivos de saúde, mas como Professor de Filosofia acredito que esteja acontecendo vários fatores que ajudam na existência do bullying. Não sou Psicólogo, nem Psiquiatra,e nem Pedagogo, que com certeza são melhores preparados para analisar e encontrar soluções urgentes.
    Pois bem, acredito que a falta de Respeito mútuo entre os jovens (aonde ficou a amizade? Não há limites Inteligentes, que ensinem o Respeito, mas apenas a Punição); a falta de valorização da Vida no sentido Existencial( quais valores os jovens acreditam? O que eles sonham em ser no futuro? Conceitos tipo Felicidade,Amor Próprio, Amor pelo Próximo); a falta da valorização do Individudal, obrigando ao jovem escolher um padrão que a Mídia e a Sociedade impõe (hoje se define padrões principalmente de beleza, de comportamentos que gera pressões psicológicas nos jovens. Não valorizamos as diferenças, não buscamos mostrar para os jovens que são as diferenças que formam à Sociedade); a falta de pespectiva em relação ao Mundo (a competição que deveria ser algo motivador se tornou uma forma de destruir o outro, pois assim sou mais forte, inteligente, bonito,etc.);a falta de Participação e Respeito dos Pais no dia-a-dia dos Jovens, deixando quase 100% do acompanhamento de sua formação psicológica e física nas mãos da Escola (quantos Pais conversam com os filhos? Não para investigar ou descobrir alguma mudança que possa está "errada", mas apenas para escutar os sonhos, desejos,e carências?); a falta de uma Relação(Aproximação Inteligente) entre os adultos e adolescentes(Pais, Professores), pois hoje o jovem de 13/14 anos é muito mais informado, esclarecido de tudo o que acontece no Mundo, logo merece também que seja tratado como um ser com Direitos e Deveres(Responsabilidades), e não apenas como uma "criancinha".
    A Real é que com certeza nossos jovens não todos, é claro)se sentem possivelmente "jogados" na Sociedade, e sem uma boa estrutura psicológica que desperte Valores Positivos para a sua Existência buscam "saídas" para dizerem: SOCORRO! ESTAMOS SOZINHOS!
    Até hoje sexo, drogas, não estudar, se revoltar com os pais foram as maneiras de darem o SINAL que algo estava errado.
    De longe para mim a sensação é que houve uma banalização do uso destas fugas como algo "normal", aí o SER em seu Psique cria novas maneiras de dizer SOCORRO!
    Parabéns por este blog. Esta iniciativa não é apenas Corajosa, mas HUMANA. É preciso que tenhamos consciência que os Pais, e nós Educadores(vivemos muito mais tempo com os jovens que muitos pais. Escutamos as vezes muito mais os jovens que os pais)somos peças fundamentais para SALVARMOS nossos jovens.
    Salvar de um Presente Estressado e Competitivo Injusto, e de um Futuro incerto, pois além da violência que traz o Bulliyng que outras neuras devem formar nos jovens? Possivelmente egoísmos, possessividades,
    raiva, ódios,ciúmes doentio,etc.
    Nós Educadores além de educarmos os Jovens teremos de buscar os pais novamente para as salas de aula, pois é uma tarefa em conjunto entre Família e Escola que poderemos acabar com esta postura de autodestruição entre os jovens.
    Amigos Professores vamos começar a valorizar o Individual, as Diferenças. Todos os conceitos existentes que fazem nossos jovens se sentirem "presos a padrões de beleza e comportamento" precisam ser desmistificados.
    Peço desculpas se não aprofundo minhas ideias sobre o bullying devido a minha falta de maior conhecimento sobre Psicologia, Psiquiatria e Pedagogia.
    Deixo abaixo meu msn (também email) para quem quiser trocar ideias, opinões, afinal também estou aprendendo sobre o Bullying.
    Desejo SUCESSO ao Blog, e a todos amigos Professores que em Sala de aula e fora tentam acabar com o Bullying.

    Um grande abraço a todos.

    Prof. Paulo Alexandre
    pauloalex61@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O bullying é um fenomeno antigo, porém recentemente encarado como um problema a ser enfrentado. A melhor saída é a prevenção e isso passa pela qualificação de professores e de uma integração com a família. É elogiável a iniciativa de uma lei, do vereador Mauro Zacher, criada em Porto Alegre e que está se projetando para vários outros municípios gaúchos, que envolve a prefeitura na elaboração de um plano conjunto de prevenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá, aqui quem escreve é o Presidente do SINEPE/RS, Prof. Osvino Toillier. Quero encorajar todas as instituições associadas a divulgarem experiências e trabalhos realizados para valorizar a vida e respeitar a diversidade cultural, religiosa, racial, sexual, enfim, promover a cultura da paz, forma ideal de combater o bulluing, sem falar dele diretamente.
    Temos todos compromisso indeclinável com a vida, e escola e família precisam se unir contra esta prática perversa, a cujas conseqüências trágicas não podemos assistir calados e indiferentes.
    Eu espero que este blog seja congestionado com relatos de experiências positivas (que eu sei que existem) e não podem ficar como patrimônio exclusivo das instituições.
    Temos com compromisso com a reverência à vida!
    Abraços. OSVINO TOILLIER - Presidente

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir