26 de mai. de 2010

Escola Menino Deus - frentes de trabalho por uma cultura antibullying

A vida da escola se encontra com a escola da vida. O Conselho de Representantes ( CRT ) , o Grupo de Jovens e o Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus de Porto Alegre são ferramentas importantes para a construção de uma educação para a paz, um dos paradigmas da educação franciscana bernardina.

O compromisso na formação de uma liderança sadia e comprometida com o próximo fica definido na forma como a Escola Menino Deus estimula e engaja suas lideranças juvenis, canalizando todo esse potencial para a construção de um espaço escolar que prime pelo respeito e valorização da vida.

Embora com autonomia na forma de atuação, esses três projetos juvenis desenvolvem um amplo campo de ações que busca também quebrar o tão badalado bullying e, cuja ação profilática efetiva, nem sempre praticamos.

A forma como se deu o processo da eleição de Representes de Turma ( alunos de quintas à oitava série) foi uma aula de democracia e cidadania. A apresentação de projetos de lideranças para as salas de aula e reuniões sistemáticas com o CRT tornam o mesmo, uma força de civismo na escola.

A campanha do agasalho coordenada pelo CRT e com a assessoria do SOE, engajou uma escola toda que superou a própria meta do ano passado, passando de 1200 peças para 1535 peças doadas às obras sociais das Irmãs Franciscanas Bernardinas. o título da Campanha do Agasalho foi " AQUEÇA SEU CORAÇÃO COM UMA DOAÇÃO. O Conselho de Representantes de Turma é também responsável pela organização do Seminário ADOLESCER que chega em 2010 a sua terceira edição.

Os recreios com a criançada ganharam novos personagens. RECREIO BOM D+, com jogos cooperativos coordenados pelo Grupo de Jovens da Escola sob a assessoria do Serviço de Pastoral da escola. Uma pequena ação a canalizar energias e a congregar num clima de alegria e confraternização os ambientes da escola.Uma juventude a doar tempo e conhecimento organizado para o bem de seus colegas.São Francisco deixou um legado em uma frase desafiadora: AGORA FAÇAM VOCÊS.

Por fim o Núcleo de Cidadania e Voluntariado da Escola Menino Deus com sua tenra juventude a viver lições de cidadania juvenil de uma forma sistemática, numa aula viva de inserção comunitária em suas quatro frentes de trabalho. A Creche São Francisco de Assis com suas 89 crianças, o Centro Comunitário Sagrada Família com suas 187 crianças, o Instituto do Câncer Infantil e sua Casa de Apoio com crianças e adolescentes e o Asilo da SPANN com seus 143 idosos. Aulas de amor ao próximo através de uma protagonismo vivido por 34 alunos das Sextas às Oitavas Séries. O Núcleo integra desde sua fundação em 2009, a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania da ONG Parceiros Voluntários e o Conselho da Juventude da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.

Uma Escola que busca em ações concretas oferecer e viver a chamada cultura antibullying ou o paradigma da educação para paz. A Escola Menino Deus completa em 2011 seus 80 anos de serviço à educação.

Professor Carlos Alberto Barcellos
Escola Menino Deus de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário