17 de mai. de 2010

La Salle Santo Antônio diz não ao Bullying

Em 2009, o La Salle Santo Antônio foi a primeira escola particular de Porto Alegre a firmar parceria com a ONG Iniciativa por um Ambiente Escolar Justo e Solidário, que atua em sete estados brasileiros, com o objetivo de enfrentar o bullying de forma sistemática, através do projeto Diga Não ao Bullying.

O primeiro passo para identificar a existência do bullying, foi realizar uma pesquisa com os estudantes da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental, a partir de indicadores reconhecidos internacionalmente. O resultado da pesquisa comprovou que os alunos reconheciam a existência do bullying. Entretanto, o que mais surpreendeu positivamente foi que 91% dos alunos entrevistados pediram uma intervenção maior por parte dos adultos, com o intuito de diminuir e até evitar que tal prática continuasse a acontecer.

Outra iniciativa foi abrir as portas para uma pesquisa junto a alunos e colaboradores, desenvolvida pela Plan Brasil (ONG de origem inglesa, referência mundial em combate ao bullying), para que novos dados pudessem ser coletados e, a partir dos mesmos, iniciativas e propostas pudessem ser elaboradas.

Desde então o Colégio vem reforçando e realizando de forma contínua ações que promovem valores positivos, como o respeito e a solidariedade; assim como, a implantação de novas culturas na escola, como a cultura da paz e da comunicação não-violenta. O tema tem sido trabalhado nas aulas de Ensino Religioso, nas Jornadas de Formação, em encontros e palestras com a participação de pais, colaboradores e estudantes. Em decorrência, foi formado um cadastro com voluntários (pais e colaboradores) que estão dispostos a dedicar parte significativa de seu tempo para pensar atividades e iniciativas de combate ao bullying e a construção de um ambiente escolar seguro, justo, tolerante e solidário.

No dia 03 de maio p.p., o Colégio propiciou aos pais e responsáveis um encontro com os representantes da ONG Iniciativa Por um Ambiente Escolar Justo e Solidário, Mário Felizardo e Jane Pancinha. Na ocasião, estiveram presentes 85 pais e mães, que se comprometeram com as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.

No próximo dia 27 acontecerá o Bate Papo na Escola, projeto desenvolvido desde 2005, que tratará do tema Cyberbullying. No dia 29, professores, colaboradores e pais voluntários participarão do Curso de Capacitação que originará o Grupo Gestor, responsável por planejar ações que serão realizadas no ambiente escolar. Em junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, estudantes de 5ª a 7ª Séries participarão da palestra sobre Cyberbullying, como uma forma de incentivo ao cuidado consigo e com o próximo.

Os resultados positivos alcançados desde que o assunto passou a ser abordado de forma objetiva são percebidos por todos, especialmente pelos estudantes. É visível a melhoria nas relações e no ambiente escolar, a partir do momento em que o La Salle Santo Antônio decidiu dizer não ao bullying.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado este blog desde sábado. É excelente pois podemos pegar várias situações, experiências e ações contra o Bullying.
    Vou pegar um trecho acima apenas para fazer um breve comentário:
    "Entretanto, o que mais surpreendeu positivamente foi que 91% dos alunos entrevistados pediram uma intervenção maior por parte dos adultos, com o intuito de diminuir e até evitar que tal prática continuasse a acontecer".

    Este tipo de solicitação dos alunos senti em sala de aula, quando vários alunos "reclamavam" da falta da intervenção, ou postura mais rígida por parte dos pais. A argumentação deles incrível que pareça era que precisavam de alguém que colocasse limites, pois não sabiam até onde podiam ir em suas ações.
    É ainda os pais, e os professores em sala de aula e fora que podem mesmo as vezes parecendo "chatos" orientar os jovens.
    A Instituição La Salle Santo Antônio esta no caminho certo e parabéns também, pois tenta evitar que este mal contagie os seus alunos.

    ResponderExcluir