Dicas de Filmes e Livros

Nesta sessão você pode consultar as principais bilbiografias e também dicas de filmes relacionados ao tema. 



24/05/2012
Livro: Antes que vá

Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. 

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

28/03/2012
Livro: Booktrailer - Morango Sardento e o valentão da escola

Chegou as livrarias o novo livro da atriz Julianne Moore, Morango Sardento e o valentão da escola.


A pequena Morango Sardento adora ir ao Passatempo, lugar onde as crianças se divertem antes do horário da aula. Exceto em dias de chuva, quando a única brincadeira possível é queimada. Julianne Moore nos conta como a menina fez para lidar com o valentão Pedro Bomba, temido por sua habilidade no jogo e por não pensar duas vezes antes de arremessar a bola com toda a força nos menores. No dia em que precisa confrontá-lo sozinha, os medos e preconceitos transformam-se em uma bonita amizade entre os dois.

Clique no link abaixo e assista o vídeo sobre o livro:
http://www.youtube.com/watch?v=dz9jD6VD_tk




14/03/2012
Livro: Antibullying - Uma nova estratégia para aprender e prevenir


Disposto a discutir o tema bulling sem discurso moral, o filósofo e jornalista Silvio Costta mostra no livro ‘Antibullying - Uma nova estratégia para aprender e prevenir’ uma série de dicas para pais e educadores sobre como enfrentar o problema. Entre as soluções está a observação dos praticantes e das vítimas, com o uso constante do diálogo como ponto crucial.
Mais que informar e discutir, a obra traz um jogo de tabuleiro que tem como cenário as dependências de uma escola, onde acontece a maior parte dos casos de bullying. O objetivo é estimular a aprendizagem e discussão do problema, além da ética e convivência social.
Título: Antibullying - Uma nova estratégia para aprender e prevenir

Autor: Silvio Costta

Páginas: 40


28/09/2011
Filme: Bang Bang! Você Morreu 
“Bang Bang! Você Morreu” (2002) retrata a aflição e desespero de uma vítima de bullying. Ao longo da trama, Trevor é perseguido implacavelmente, de forma tão traumatizante que acaba ameaçando os integrantes do time de futebol do colégio. Só o encontro com o Sr.Duncan, muito bem interpretado pelo astro da série de TV “Ed”, Tom Cavanagh, reduz seu ímpeto por vingança. O professor de teatro oferece a Trevor o papel principal de sua peça, “Bang Bang, Você Morreu”, ajudando-o no manejo de seus traumas. Contudo os pais de Trevor e o Conselho Escolar tentam vetar sua participação nessas aulas de Teatro alegando que a peça pode fomentar o comportamento violento em Trevor. Eles não percebem, contudo, que a proibição fará com que a voz do adolescente jamais seja ouvida, armando uma bomba-relógio humana. “Jovens podem ser mais cruéis que todos. Naturalmente cruéis”. As palavras do protagonista, Trevor Adams, que já foi um estudante exemplar, refletem suas experiências no colégio.

Trevor começa, então, a andar com Trogs, um tipo de mini gang, e descobre que eles planejam entrar armados na escola e matar todos que estiverem à vista. Ele avisa a seu Professor, que tira todos os alunos a tempo e impede os Trogs de cometerem tal ação. Ainda assim, o conselho se reúne para discutir a permanência de Trevor na escola.
Para sua defesa o jovem mostra, então, vídeos feitos por ele mesmo, do dia-a-dia daqueles que sofrem o bullyng na escola, demonstrando à diretoria outra face da escola como um lugar cheio de vitimas, amedrontadas demais para delatar os perseguidores.
O enredo simples e (até) chocante, reforçado por cenas de cores escuras, demonstra como a prática do bullying pode afetar por completo o comportamento de uma pessoa.
Bang Bang! Você Morreu é um filme para ser utilizado em sala de aula como recurso na abordagem do tema. Eficiente e didático por expor situações conflitantes presentes na realidade familiar e escolar dos jovens: intolerância, incompreensão hostilidade, violência, preconceito e discriminação, encaminhando para um trabalho de conscientização e prevenção.

Clique e confira cenas do filme!






24/08/2011
Filme: Em um mundo melhor
"Em um Mundo Melhor" faz um paralelo entre dois países: Dinamarca e Quênia. Anton (o sueco Mikael Persbrandt) é um médico que viaja frequentemente à África para cuidar de mulheres que foram brutalmente atacadas por um chefão local. Em casa, ele tenta recuperar o amor de sua mulher, Marianne (Trine Dyrholm), e a confiança do filho, Elias (Markus Rygaard).

A outra família é a de Claus (Ulrich Thomsen), viúvo e pai omisso que volta da Inglaterra para a Dinamarca com o filho pequeno, Christian (William Johnk Nielsen), depois da morte da mãe do menino. Anton e sua esposa Marianne têm dois filhos pequenos e estão separados e brigando pelo divórcio. Elias, o filho mais velho de 10 anos, está sofrendo bullying na escola até ser defendido por Christian, um aluno novo recém chegado de Londres com o pai, Claus.

Elias é humilhado por outro menino na escola e Christian decide tomar as dores. A reação é violenta e inesperada, surpreendendo especialmente o pai. O menino revela-se um garoto vingativo, cujo comportamento coloca em risco a vida não apenas do amigo, mas também de desconhecidos.
O retorno de Anton para casa o aproxima do filho, que passa a ver as atitudes do pai com outros olhos - especialmente influenciado pelas tendências do novo amigo. Elias e Christian passam a resolver qualquer tipo de problema usando violência. No Quênia, há um paralelo das ações do médico e das crianças. Mais tarde, Anton terá a chance de acertar as contas com o chefão da aldeia local, quando este precisa de sua ajuda.
Susanne e seu roteirista armam uma história moralizante cujo questionamento maior é: devemos oferecer a outra face para o inimigo? A resposta, como é de se esperar, não é simples e envolve muita discussão - mas o filme é um tanto simplista em sua resolução, exagerando nas manipulações emocionais e narrativas. A ideia vendida por "Em um Mundo Melhor" é que as pessoas retribuirão, tanto o bem, quanto mal, na mesma moeda. Então, por que não fazer apenas o bem? Num mundo ideal, isso seria perfeito - mas o nosso está muito longe disso.
Fonte: Portal online UOL




17/08/2011
Livro: Bullying: mais sério do que se imagina


Este livro fala como a violência que acontece nas relações entre as pessoas parece tomar proporções incontroláveis. E ela está atinge em cheio também as escolas.
Este livro aborda uma forma de violência chamada Bullying (relações agressivas) e procura desvendar as causas e origens deste fenômeno, partindo da conceituação; uma análise das relações entre os seres humanos; a prática pedagógica; exemplos concretos e consequências.
Por fim a reflexão propõe atitudes para prevenção e sugere atividades e subsídios para estudo e debate sobre o assunto.

Para saber mais sobre o livro, clique no link abaixo e leia o sumário e a apresentação:


13/07/2011
Livro: A Face Oculta

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying.
Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”.
No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta.
Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?

Sobre a autora:
Maria Tereza Maldonado é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, é formada em Psicologia pela PUC-Rio e em Didática de Inglês pela UERJ. Foi professora do curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ, colunista da revista Vida, do Jornal do Brasil, e, dentre muitas outras atividades, é vice-presidente da Cruzada do Menor desde 2000 e membro do conselho deliberativo da ABTH (Associação Brasileira Terra dos Homens), ONG que trabalha com projetos sociais, e da American Family Therapy Academy.






01/06/2011
Filme: Diário de um Banana



  • Gênero: Comédia
  • Filme: Legendado
Tempo: 94 min.
Lançamento: 2010

Em Diário de um Banana Greg Heffley (Zachary Gordon) tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele, “normais”, sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: o ensino fundamental é a coisa mais idiota que existe. Mas tem um detalhe: ele registra toda a sua rotina na escola e também com a família em um diário.


25/05/2011
Filme: O primeiro da Classe



FICHA TÉCNICA


Título Original: Front of the Class
Classificação: Livre
Ano de lançamento:2008
Idioma: Ingles
Legendas: Português
Tema: Síndrome de Tourette

O filme mostra o preconceito que Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofreu por toda a sua vida por fazer "barulhos" estranhos - ele tinha a síndrome de Tourette ou síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira.
As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mal gosto e o desprezavam e o castigavam por isso (inclusive o seu próprio pai o maltratava). Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou em fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos. É um exemplo de superação! Em recompensa a tanto esforço, encontra uma moça que enxerga através de sua síndrome e vê apenas suas qualidades, mostrando que o preconceito não leva a nada e o amor quando é verdadeiro supera tudo.


20/04/2011
Livro: Manual Antibullying
Gustavo Teixeira


Especialista ensina como combater o bullying em escolas

A violência entre crianças e adolescentes vem crescendo e pode terminar em tragédia. Sob esse enfoque, o psiquiatra Gustavo Teixeira acaba de lançar o livro Manual Antibullying. O médico especialista no tratamento de crianças e adolescentes explica o fenômeno que está se proliferando nas escolas e propõe um programa preventivo prático para ser implantado no ambiente escolar. Teixeira identifica ainda os personagens, mapeia as características pertinentes a agressores e agredidos e analisa as consequências físicas e psicológicas na vida da vítima.

Sinopse
Como se deve agir para combater o bullying? Muitos livros estão sendo publicados sobre o tema, mas, atualmente, talvez esta seja a principal dúvida de pais e educadores. Hoje, todos conseguem enxergar a gravidade do problema e, exatamente por isso, percebem que tanto o agressor quanto o agredido precisam da ajuda de alguém devidamente capacitado para resolver a questão sem gerar ou agravar traumas. Após anos de pesquisa dedicados ao tema, e com larga experiência adquirida no atendimento a crianças vítimas de bullying, o Dr. Gustavo Teixeira aborda a questão com a competência de quem é autoridade no assunto. Organizado para que os leitores tenham conhecimento prático, o livro oferece dicas para lidar com a situação e ensina a perceber quando uma criança se torna alvo de bullying na sala de aula, no pátio da escola ou até mesmo na internet.

Ficha Técnica
Editora: BEST SELLER
ISBN: 8576845407
ISBN13: 9788576845409
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 112
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14,00 x 21,00 cm.

_______________________________________________


15/04/2011
Livro - Bullying Escolar - Perguntas e Respostas

Cleo Fante e José Augusto Pedras 

Sinopse

O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo e é causa de grande sofrimento. São meninos e meninas expostos às mais diversas situações repetitivas de humilhações, constrangimentos, apelidos jocosos, intimidações, difamações. Como conseqüências, encontram-se o comprometimento da saúde emocional, da qualidade das relações interpessoais, da construção da cidadania e, principalmente, da ruptura no processo educacional, podendo ser apontado como uma das causas dos elevados índices de evasão e retenção escolar no país.



Conteúdo

Sumário

Apresentação - Bullying na escola: o que é isso?

1. Definição do termo bullying

2. Critérios para a identificação do bullying

3. Panorama geral do bullying

4. Caracterização dos protagonistas

5. As formas de ataques utilizadas no fenômeno

6. O cyberbullying

7. Mobbing ou assédio moral

8. Conseqüências do bullying para os envolvidos

9. Causas do bullying

10. Medidas, procedimentos e encaminhamentos


____________________________________
15/04/2011

Filme: Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial

'Como Estrelas na Terra' conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo.

Este filme fala sobre o modo como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.

Sinopse
Taare Zameen Par – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.

Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo.

As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade.

Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma.

Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan.

Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.



Ficha Técnica

Título Original: Taare Zameen Par

Gênero: Drama

Ano de Lançamento: 2007

Tamanho: 850 MB

Qualidade: DVDRip

Formato: AVI

Áudio: Inglês/ Hindu

Legenda: Português



Fonte: http://filmow.com - 15/04/2011

_______________________________________________
15/04/2011
Curtas Gaúchos: A Peste da Janice 

O curta aborda o preconceito em uma sala de aula. A filha da faxineira é debochada pelas novas colegas que inventam uma "peste" para mantê-la afastada do grupo. A peste da Janice foi ao ar em 2008, na RBS TV e foi premiado nos festivais de Gramado, Rio de Janeiro e Huelva, na Espanha.

Currículo do filme

Festivais: “A Peste da Janice”, direção de Rafael Figueiredo, produzido com o apoio do FUMPROARTE, “A Peste da Janice” ( Melhor direção, fotografia e montagem na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado; melhor direção na Jornada Internacional de Cinema da Bahia e no Festival de Cine Iberoamericano de Huelva/ Espanha; menção honrosa e Prêmio Porta Curtas no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-metragens do Rio de Janeiro; menção especial no Festival de Cartagena – Colômbia; melhor atriz no Festival de Atibaia e no Curta-SE – Aracaju)

Data de Lançamento: 2007

Local Lançamento: Porto Alegre


Sinopse

A história de Virginia e Janice. Duas meninas de 8 anos começando um novo ano escolar. Janice, filha da faxineira da escola, é vítima do preconceito de todas as meninas, menos de Virginia, com quem começa a esboçar um relacionamento. Virginia consegue, por exemplo, conciliar a relação com a turma e a amizade secreta com Janice. Mas quando se vê envolvida nas brincadeiras cruéis da turma com Janice, tem de tomar partido: deve deixar claro, afinal, de que lado está.


Ficha Técnica
Gênero: Ficção
Diretor: Rafael Figueiredo
Elenco: Fernanda MauriciGabriela Ialonovski,Juliana Borges Rocha, Micaela Rocha, Yarsi Tedesco
Ano: 2007
Duração: 15 min
Bitola: 35 mm
País: Brasil
Local de Produção: BA


____________________________________

25/08/2010
Dúvidas de jovens sobre bullying
 Ana Beatriz Barbosa

Autora do livro foi a convidada de terça-feira do Conversa no Praia, programa cultural no formato talk-show promovido pelo Praia de Belas Shopping e pela Saraiva MegaStore.
Ana Beatriz tornou-se best-seller com o livro Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado, obra que vendeu mais de 400 mil exemplares. No seu mais recente livro, a autora se dedica a vítimas de bullying, buscando alertar para o problema e ajudar pais, educadores, crianças e adolescentes.

Ana Beatriz traz em Bullying – Mentes Perigosas nas Escolas informações para a identificação do problema e seus efeitos, e também o que se pode fazer para combatê-lo.

Sinopse: Em 'Bullying - Mentes perigosas nas escolas', a Dra. Ana Beatriz faz uma análise sobre um dos tipos de violência que precisa ser combatido. O livro faz uma investigação do problema, apresentando informações aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.

Sobre o autor: Ana Beatriz Barbosa Silva, médica formada pela UERJ, com pós-graduação em Psiquiatria pela UERJ e especialização em Medicina do Comportamento pela Universidade de Chicago, Estados Unidos, é conhecida por seu trabalho sobre tipos de personalidades, comportamento e funcionamento mental, tendo realizado inúmeras palestras e conferências sobre o tema para empresas particulares e estatais. Consultora de saúde mental e comportamento em diversos segmentos da mídia, em revistas, rádio e televisão.




A seguir, perguntas feitas por leitores do Kzuka e enviadas à especialista por e-mail:

Palestras antibullying para os alunos têm resultados concretos?
Julia Roberta Garcia, 15 anos

Ana Beatriz – Com certeza. Não somente palestras para os alunos como também para professores, a todos os funcionários da escola e aos pais. Ainda existe muita desinformação sobre o problema e muitos acham que são brincadeiras típicas da idade. Bullying não é brincadeira, e sim um ato de extrema covardia. As consequências para as vítimas podem ser desastrosas, causando sérios prejuízos para a vida adulta.

Admitir para os pais e amigos que se sofre de bullying é sempre um desafio. Como deve ser essa conversa, a fim de evitar preconceitos maiores?
Paula Nichterwitz Scherer, 15 anos

Ana Beatriz – Muitos pais são compreensivos e se predispõem a ajudar seus filhos quando os diálogos são francos dentro de casa. A vítima de bullying precisa romper a lei do silêncio, expondo-se de forma transparente aos pais e mostrando que seu sofrimento é real e por uma causa que envolve consequências dramáticas. Contar com amigos, irmãos ou pessoas mais íntimas nessas horas é imprescindível para que os pais pouco atentos comecem a tomar pé da situação. Pedir auxílio aos pais de outros alunos amigos da vítima também é uma boa estratégia. Ter medo ou vergonha de contar só reforça a violência escolar.

O que a senhora acha das medidas tomadas pelos governos, como as leis antibullying? Há outras medidas que poderiam ser adotadas?
André Tonon, 18 anos

Ana Beatriz – Felizmente, as autoridades estão se mobilizando em questões de legislações contra o bullying e até mesmo penalizando os pais de agressores que são adolescentes. Os Estados, em separado, já estão elaborando suas próprias leis e juízes dando ganho de causa às vítimas. São passos importantíssimos para que brevemente tenhamos uma legislação de âmbito nacional, o que seria ideal. Outras medidas para melhorar esse panorama sombrio vêm da própria escola, juntamente com a ajuda dos professores, pais e alunos para promover campanhas dentro da própria instituição. Quando o bullying é detectado, a vítima e o agressor devem ser ouvidos pela direção da escola separadamente. Colocar um aluno frente ao outro não resolve o problema, já que intimida a vítima e o agressor costuma mentir de forma convincente. Identificar quem é o “cabeça” dessa história (geralmente é o mais perigoso) é fundamental, pois evita que ele recrute um exército de seguidores.

Qual o tipo de bullying mais cometido?
Vitória Burin, 16 anos

Ana Beatriz – Em linhas gerais, se observa a violência física entre meninos, mas isso não significa que seja o mais praticado. É apenas mais visível. Mas todas as formas de violência são executadas: brigas, empurrões, beliscões, roubo de pertences da vítima, xingamentos e apelidos pejorativos, isolamento e exclusão, assédio sexual e as difamações pela internet. O bullying entre meninas também é bastante praticado, embora pouco notado, já que as meninas normalmente cometem o bullying na base da fofoca, intrigas e isolamento das colegas. No entanto, não deixa de trazer consequências muito sérias para quem sofre. Uma das formas mais agressivas de bullying é o ciberbullying, ou o virtual, que em segundos ganha proporções gigantescas por meio da internet ou de celulares, e expõe o aluno-alvo ao escárnio público. Todas as vítimas sofrem, em menor ou em maior grau, e as consequências podem destruir suas vidas futuras ou até mesmo serem irreversíveis.

Quando se pode considerar que um professor cometeu bullying e o que acontece com ele depois?
Ana Julia Dias Oliveira, 14 anos

Ana Beatriz – Infelizmente, muitos alunos são intimidados, coagidos, humilhados e até perseguidos por professores, que se valem do poder de hierarquia. No entanto, para que tais atitudes sejam consideradas bullying, as perseguições devem ser repetitivas, intencionais, contra um ou um grupo de estudantes. Os alunos vitimados por quem deveria educá-los apresentam quadros depressivos caracterizados por sentimentos negativos, autoestima rebaixada, sensação de impotência, desmotivação para os estudos e queda no rendimento escolar.

Fonte: Jornal Zero Hora - 25/08/2010