18 de mai. de 2010

Ações de prevenção no Colégio Dom Bosco

O colégio Dom Bosco, preocupado com situações de ‘bullying’ que possam vir a ocorrer, está buscando ações para a conscientização dos alunos sobre a importância da convivência saudável e feliz dentro do ambiente escolar.

Algumas ações preventivas já foram tomadas e, outras, estão sendo programadas:Palestra aos alunos com um profissional especializado no assunto;Intervenção dos profissionais da educação através de conversas informais sobre o tema;Debate com os alunos sobre ‘bullying’ com relato pessoal de experiência;Os professores também tiveram oportunidades de esclarecer dúvidas sobre ‘bullying’ com o psicólogo Vinicius Dorneles, que esteve em 2009 proferindo palestra sobre o assunto.

Outra iniciativa de sucesso foi o projeto realizado pela professora de Português Ana Paula Charão. Entre as atividades, os alunos visitaram blogs, debateram sobre o assunto e reconheceram entre os colegas situações de desrespeito que poderiam ser identificadas como ‘bullying’.

Também destaca-se a proposta: "Diga não ao Bullying" feita pela chapa 2 que está concorrendo à eleição do Grêmio Estudantil, mostrando a preocupação dos alunos em se respeitar as características individuais de cada um. A proposta seria trazer palestrantes para uma ocasião especial chamada: "O momento do debate!"

O Dom Bosco apoia qualquer campanha que diga não ao ‘bullying’!!

Um abraço,Rosane/SOE
Colégio Dom Bosco de Porto Alegre

Um comentário:

  1. Parabéns também ao Colégio Dom Bosco por buscar Orientar, e despertar(Educar) nos alunos a conscientização que o Bullying é um comportamento errôneo, e que apenas atrapalha na formação do jovem.
    No primeiro post do blog coloquei algumas ideias que tenho como Prof.de Filosofia. Como estou momentaneamente afastado das salas de aula por motivo de saúde gostaria de saber como é tratado o bullying fora das Eascolas. Os jovens estão tendo orientação sobre principalmente provocações oriundas da rua? Da Internet(não colegas da Escola)?
    O interessante no caso do Colégio Dom Bosco é que há uma união de áreas trabalhando na Educação dos Jovens em relação ao bullying.
    Acredito fielmente que é necessário trabalhar com os jovens os conceitos de Diferenças, Liberdade, Respeito, e principalmente amor ao próximo.

    Prof.Paulo Alexandre
    pauloalex61@hotmail.com

    ResponderExcluir