27 de mai. de 2010

Semana de prevenção de acidentes discute bullying no Gensa e na Facensa

Acontece nesta semana, de 24 a 28 de maio, a 3ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) no Colégio e Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa e Facensa). Durante o evento, está sendo realizado um ciclo de palestras com temas diversos selecionados pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Nesta quarta-feira, a palestra O Efeito do Bullying no Contexto Escolar, ministrada por Sonia Cristina Valiente Souza, apresentou o problema aos alunos, explicando que o bullying é um fenômeno que pode resultar em traumas duradouros e até provocar alterações na personalidade. “A responsabilidade é, sim, da escola, mas a solução deve ser em conjunto com os pais dos alunos envolvidos”, declarou a palestrante.

O Complexo Gensa/Facensa entende que a escola é um local de respeito e de busca pela materialização dos direitos de todos os cidadãos, ou seja, de construção da cidadania. Sendo assim, incentiva comportamentos de trocas, de solidariedade e de diálogos, tratando todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom, para assim evitar os desvios de comportamento com levam à violência entre estudantes conhecida mundialmente como bullying.

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

No Brasil, 40,5% dos alunos admitiram envolvimento diretamente em atos de bullying, segundo pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) realizada em 2002 com estudantes do 5º ao 8º ano do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário