28 de jul. de 2011

Caros Leitores

O blog SINEPE/RS Contra o Bullying está aberto para todos os tipos de opiniões sobre a temática proposta neste espaço.

Desejamos que todos os assuntos colocados/postados despertem interesse aos leitores.

Todas as manisfestações são bem-vindas!

Aqui sempre será um espaço aberto e de livre manifestação!


27 de jul. de 2011

Bullying em pauta

Dia 11 de maio de 2011, na sessão 'Opinião' do jornal O Sul, o colunista Tito Guarniere falou sobre a temática bullying.

Segundo na opinião dele, "o que hoje chamam de bullying infantil, como se fosse uma psicopatia, é parte singela do aprendizado da vida."







13 de jul. de 2011

A Face Oculta - Uma História de Bullying e Cyberbullying

Mais uma dica de livro:

A Face Oculta - Uma história de bullying e cyberbullying

Maria Tereza Maldonado

Editora Saraiva

Para saber mais sobre este livro, clique aqui

6 de jul. de 2011

Palestra trata sobre o bullying de forma divertida e instrutiva

A palestra dramatizada "Bullying - Não quero ir pra escola", apresentada a escolas do Rio de Janeiro chega ao Rio Grande do Sul. O projeto reúne quatro atores - Juliana Duarte, Ana Beatriz Corrêa, Alisson Silveira e Rafael Oliveira - que já estiveram envolvidos com casos de bullying, seja como vítimas ou como agressores.

Trata-se de uma mistura de palestra e teatro. Ao final de cada cena, os atores fazem intervenções para falar de maneira engraçada e informal, com a linguagem dos jovens, sobre os tipos de bullying, as implicações legais, como a vítima deve proceder e outras informações importantes. Ao fim da apresentação, todos participam de um

debate com os alunos, contando suas experiências com o tema e abrindo espaço para perguntas e relatos da plateia.

O texto, todo rimado, foi escrito por João Pedro Roriz, que também assina a direção da peça. “Foi a maneira que encontramos de levar a poesia aos jovens sem se tornar chato e maçante. Como apresentamos situações engraçadas, eles se divertem do começo ao fim”, conta Ana Beatriz.

O projeto foi iniciativa da atriz Juliana Duarte, que foi vítima de bullying na infância: “Resolvi transformar a minha experiência em algo bacana. É uma maneira de exorcizar tudo que eu passei. Quando se discute o assunto, é mais fácil de prevenir que ele aconteça”.

Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) mostrou que 40,5% dos alunos do ensino fundamental II estão diretamente envolvidos com a prática de bullying, seja como agressor ou como vítima. Por isso o interesse do grupo em debater o assunto. “Muitas escolas pedem que apresentemos para os pais também. O bullying pode começar em casa. Há jovens que até são estimulados pelos pais a responder as agressões, mesmo que verbais, com agressões físicas e acabam piorando a situação”, explica Rafael Oliveira.

Mais informações sobre o projeto através dos telefones: (51) 91581644 ou (21) 76722131, com Juliana Duarte.