2 de mai. de 2012

Comissão de Combate ao Bullying deve ser constituída em Pelotas


Uma Comissão Temporária Especial de Combate ao Bullying deve ser constituída na Câmara de Vereadores, em Pelotas. A Comissão de Educação irá apresentar, nesta quarta-feira (25), o parecer favorável. Em dois meses de trabalho, os parlamentares poderão se cercar de pesquisadores e de representantes de instituições de ensino, de órgãos e de organizações não governamentais para embasar as discussões. 

A proposta é dividir o apanhado de informações e de relatos em duas frentes: a realização de um seminário e a elaboração de um relatório que sirva de base à implementação de políticas junto às redes pública e privada de ensino. Com uma ressalva: escola e família precisam estar alinhadas.

O bullying é muito mais complexo do que o disparar de apelidos ou de deboches
Dados do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre Bullying Escolar (Cemeobes), apresentados em novembro, em Brasília, indicam: aproximadamente seis milhões de alunos sofrem bullying, o equivalente a um terço dos estudantes do país. Um retrato também apontado em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, o principal alvo são os alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º anos; fase marcada pela puberdade e pela transição da infância à adolescência.

Bem longe de ser bobagem

A vulgarização do termo preocupa. O bullying é muito mais complexo do que o disparar de apelidos ou de deboches entre crianças e jovens, no ambiente escolar. A doutoranda em Educação Ambiental Samara Oliboni preocupa-se.

Pesquisadora do tema desde 2006, a psicóloga alerta: o bullying pode provocar efeitos sobre a vida adulta da vítima, tanto no aspecto afetivo quanto profissional. E é importante ter em mente: os ataques, em geral, revelam um pedido de socorro do agressor. É preciso, portanto, dividir o olhar entre as duas pontas, do autor ao receptor. E, nesse processo, é necessário envolver a todos: pais, alunos, professores e funcionários das instituições de ensino.


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