23 de jul. de 2010

Escola Mãe Admirável contra o Bullying e Cyberbullying


A Escola de Educação Básica Mãe Admirável desenvolve o Projeto Conviver, voltado para o cultivo de relações saudáveis entre os alunos e utilização ética das tecnologias de informação e comunicação.

O projeto oportuniza um espaço para esclarecimento e diálogo, visando possibilitar que toda comunidade educativa possa ser orientada sobre o cenário e as implicações legais referentes aos temas “bullying” e “cyberbullying”, sensibilizando para uma convivência mais pacífica.

Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, está a criação de cartazes que promovem a reflexão sobre a qualidade das relações entre os jovens e crianças na escola ou na rede. Os cartazes foram criados pelos alunos e organizados em painéis pela escola, na Semana da Amizade, durante o mês de julho.

Outras atividades envolveram palestras sobre o tema para toda a comunidade educativa, divulgação de reportagens, entre outras ações.

A professora Zilah Mariani (SOE), responsável pelo projeto, juntamente com a Direção da Escola, pretende dar continuidade ao trabalho, trazendo especialistas da área do Direito a fim de oferecer esclarecimentos à comunidade escolar acerca das implicações legais e penalidades relacionadas ao bullying ou cyberbullying.

“O projeto, além de atentar para um tema extremamente importante, promove a interdisciplinaridade. Nas atividades que já desenvolvemos, várias disciplinas e professores estiveram incluídos como Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso e Informática” – explica Zilah.

Um comentário:

  1. Recomendo a todas as Escolas que não se esqueçam dos pais quando trabalham esta proposta do não bullying.
    Lembro que nós adultos somos os principais culpados pelos nossos filhos cometerem abusos de todos os tipos.
    Não adianta querermos apenas educar os jovens,afinal nem todos terão uma base familiar forte para aceitarem o respeito mútuo, a cordialidade, o amor ao próximo.
    Se os pais não derem exemplos positivos com certeza serão "espelhos de conduta" para os filhos.
    Vejo um afastamento enorme entre pais e filhos. Tenho certeza absoluta que os colegas professores já devem ter escutado em sala de aula vários alunos dizerem que os pais não conversam com eles, não perguntam como foi o dia, etc.
    A hierarquia familiar precisa novamente ser restabelecida. Os pais são os líderes da família, e os filhos aprendizes.
    Hoje vemos o contrário acontecer.
    Assim o Bullying encontra forças para continuar.
    Aquele velho ditado antigo que dizia "educa os filhos para teres cidadãos corretos no futuro" mudou!
    "Eduque os pais para saberm educar o futuro da Nação"
    Não é vergonha admitirmos como adultos que perdermos o rumo, o controle em relação aos jovens. Vergonha é vermos nossa Juventude perdida nas drogas, praticando o Bullying como fosse algo normal, pegando os carros dos pais e fazendo rachas,se matarem, etc.
    Posso parecer "careta", mas basta observarmos o que está acontecendo em nossa Sociedade com os Jovens para nos tocarmos que as mudanças precisam acontecer, e precisam começar pelos adultos, pois como esperar dos mais Jovens responsabilidade?

    Prof.Paulo Alexandre
    pauloalex61@hotmail.com

    ResponderExcluir