15 de jun. de 2011

Zero Hora, Correio do Povo e O Sul falam sobre a aprovação do Projeto de Lei de combate ao Bullying


Senado aprova inclusão de combate ao bullying na Lei de Diretrizes de Bases da Educação

Pelo projeto, escolas teriam de adotar estratégias de prevenção e combater agressões


Os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, terão de de promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão recorrentes entr
e os integrantes da comunidade escolar, conhecidas como
bullying.

A determinação, que poderá fazer parte da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB), foi aprovada nesta terça-feira pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa. O projeto deverá seguir agora para análise da Câmara. As informações são da Agência Senado.

Para o autor do projeto de lei, senador Gim Argello (PTB-DF), os efeitos do bullying são "deletérios" por causar sofrimento às vítimas. Na opinião dele, esta situação é ainda
mais grave quando acontece nas escolas, "por afetar indivíduos de tenra idade, cuja personalidade e sociabilidade estão em desenvolvimento".
Em sua justificativa, o senador pelo Distrito Federal lembra que o tema, por ser recente, ainda não está previsto na LDB. Para ele, a abordagem nas escolas é necessária, pois o bullying se manifesta de formas diversas, que incluem insultos, intimidações, apelidos pejorativos, humilhações, amedrontamentos, isolamento, assédio moral e também violência física.

— Julgamos que essa abordagem seja mais adequada, poi
s evita a padron
ização das medidas a serem adotadas, as quais devem ser definidas de acordo com a realidade vivida em cada escola, além de contornar o risco de tipificar condutas já tratadas no arcabouço jurídico competente, de forma mais genérica — explicou Gim Argello.
Para o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o projeto vem "em boa hora". Em seu relatório, ele sugere algumas providências a serem adotadas pelas escolas, como a capacitação técnica e pedagógica de todos os profissionais da educação que trabalham nas escolas, incluindo o
s não doce
ntes.

Segundo a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), o projeto é meritório e urgente, pois o bullying é uma "prática lesiva que afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes na fase escolar".


Marta Suplicy (PT-SP) lembrou que o bullying é um problema sério e que tem gerado crimes em vários países. Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou a importância de as escolas combaterem esse mal, que traz "vexame e constrangimento" às vítimas.


Fonte: Zero Hora Online - Data da publicação: 14/06/2011


_______________________________________________



Matéria publicada no O Sul
15/06/2011 - Página 4




_______________________________________________


Matéria publicada no Correio do Povo
15/06/2011 - Página 6




_______________________________________________




Um comentário:

  1. Ate que enfim, antes tarde do que nunca, quantos jovens mais precisariam morrer ou serem agredidos para por em praticas medidas cabíveis.

    ResponderExcluir