O Nickelodeon, canal mais assistido por crianças de 2 a 14 anos nos EUA, lançou, no início desse ano, uma campanha contra o bullying na internet, tema já abordado no blog SINEPE Contra o Bullying.
Estão em exibição comerciais com conselhos de apresentadores e atores de programas do canal sobre como os jovens devem agir quando confrontados com textos, emails ou postagens hostis em redes sociais como o Facebook. "Saia do computador; não responda; bloqueie as pessoas; faça uma cópia da mensagem e mostre para um adulto de sua confiança", dizem as mensagens.
O tema recebeu ampla cobertura naquela país depois que adolescentes vítimas de ciberbullying cometeram suicídio. O presidente Barack Obama realizou uma coletiva sobre a questão mobilizando a sociedade no combate a essa forma de violência. A campanha do Nickelodeon foi elaborada em conjunto com o grupo Common Sense Media, que já trabalhou em parceria com a MTV e o Disney Channel para disseminar informações sobre o assunto. Segundo James Steyer, CEO e fundador do Common Sense Media, a esperança é que o esforço anti-bullying possa se tornar tão eficiente quanto às campanhas contra o uso de álcool na direção.
Problema comum
A campanha terá duração de dois anos, afirma Marva Smalls, vice-presidente-executiva de relações públicas do canal. "Estamos felizes por nossas estrelas terem concordado em fazer parte da campanha, o que terá uma grande repercussão entre os jovens", diz. Em uma pesquisa conduzida no final de 2009 pela AP e pela MTV, metade dos jovens entre 14 e 24 anos afirmou já ter sido vítima de ciberbullying.
O Nickelodeon é um importante parceiro para o Common Sense Media porque atinge crianças que estão começando a fazer uso de internet e telefones celulares. Além dos depoimentos dos jovens artistas, o canal também está divulgando o documento do grupo para comportamento online, alertando aos jovens que tenham consciência de que todos no mundo podem ver tudo o que postarem na rede. Um fórum de discussão online também foi criado para que pais de crianças e adolescentes possam se informar sobre o assunto.
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